Agora não há margem para erros: Portugal conhece ao final desta manhã de segunda-feira o adversário dos play-off de acesso ao Mundial 2014 e há apenas uma única solução para chegar ao Brasil: vencer a eliminatória que se disputa a duas mãos nos dias 15 e 19 de novembro.

Para isso, Portugal terá de ultrapassar um de quatro “obstáculos” e, antes de rolarem as bolas, os lusos são consensuais num ponto: que calhe qualquer um menos a França. De resto, além dos gauleses, as possibilidades são Roménia, Islândia e Suécia.

França é de facto o adversário de maior nomeada. A equipa orientada por Deschamps é 21.ª classificada no ranking FIFA e depois de um período de catarse parece preparada para voltar aos grandes palcos. E para isso muito contribuem alguns nomes que estão atualmente no topo do futebol europeu, com destaque para Franck Ribéry, recentemente eleito melhor jogador na Europa no ano de 2012. Além do Scarface, Benzema e Nasri são outros dos jogadores que fazem da França uma das grandes candidatas a chegar ao Mundial com ambições de vencer.

O panorama é ainda mais preocupante para Portugal se olharmos aos resultados recentes. Na memória recente de muitos estarão certamente o afastamento aos pés da França de Zidane em 2000 (na célebre mão de Abel Xavier já em tempo de prolongamento) e nova eliminação em 2006, no Mundial da Alemanha.

Depois, na lista de adversária mais temível está provavelmente a Suécia. É certo que os nórdicos não são uma primeira potencia do futebol do Velho Continente, mas têm um conjunto homogéneo, um avançado temível como é Ibrahimovic, e a história a jogar a seu favor, já que frente a Portugal, nos 15 jogos já disputados, os suecos venceram por seis vezes e Portugal venceu apenas em três ocasiões.

Segue-se a Roménia e as odds mudam a favor de Portugal: em 11 encontros, os portugueses venceram por cinco vezes e perderam em quatro. Entre os romenos está o nosso conhecido Marius Niculae, que atua ao lado de Mutu e Marica na frente de ataque. No meio-campo destaca-se Tanase e na defesa o patrão Chiriches.

Da Islândia pode chegar o maior “presente” mas também uma possível surpresa. A equipa de Eidur Gudhjohnsen, o avançado que continua a ser a principal referência dos islandeses, é a menos cotada das quatro formações no ranking FIFA e o adversário que todos desejam.

Os jogos do play-off de acesso ao Mundial estão marcados para 15 e 19 de novembro.