A Suécia é a adversária de Portugal no play-off de acesso ao Mundial2014. O sorteio decorreu ao início desta tarde em Zurique, na Suíça.

Olhando ao valor atual das duas formações, não pode dizer-se que Portugal tenha tido um sorteio madrasto. Mas a verdade é que a vantagem histórica pende para o lado nórdico: nos 15 jogos em que Portugal e Suécia já se defrontaram, os suecos venceram por seis vezes e Portugal venceu apenas em três ocasiões, tendo-se também registado seis empates.

Com maior pormenor, em qualificações para Mundiais de futebol, como vai ser este o caso, os suecos venceram por três vezes e apenas perderam numa ocasião. Em qualificações para o Europeu regista-se um empate técnico, com uma vitória para cada lado e dois empates.

Uma curiosidade apenas para o peso do fator casa, que parece influenciar pouco no frente a frente entre os dois países: nos jogos em Portugal (7), a Suécia venceu por quatro vezes e o melhor que os lusos conseguiram foram três empates. Já na Suécia é Portugal quem está na mó de cima, com três vitórias contra duas dos suecos.

Os jogos do play-off estão marcados para os dias 15 e 19 de novembro. O primeiro jogo terá lugar em Portugal e o jogo decisivo será na Suécia.