Pedro Gomes considera que Portugal não foi muito feliz no sorteio do play-off de acesso ao Mundial 2014, mas reconhece também que a Suécia fica «aquém» do potencial da França, o rival mais temido entre os possíveis adversários.

Em declarações ao SAPO Desporto, o experiente treinador, de 72 anos, tinha outras preferências para a equipa das quinas. «Esperava que nos tocasse a Islândia ou a Roménia, duas equipas mais acessíveis. Porém, a Suécia também já não nos ganha há algum tempo», começa por dizer Pedro Gomes, sublinhando de seguida a sua maior ameaça: «Esta Suécia é uma equipa perigosa. Esperemos que Ibrahimovic não esteja inspirado. É um jogador que faz verdadeiras obras de arte e merece uma atenção cuidada e uma marcação especial. Se o anularmos, anulamos 75 por cento da Suécia.»

Numa retrospetiva ao percurso sueco até este play-off, o veterano técnico destaca os jogos com a Alemanha na fase de grupos. «Calhou-lhes a Alemanha e eles não brincam em serviço. Os dois jogos entre estas equipas deram um total de 16 golos [n.d.r.: Suécia 3-5 Alemanha; Alemanha 4-4 Suécia], o que é um hino ao futebol, mas também um pesadelo em termos defensivos», explica.

«Portugal tem de se estruturar bem para ultrapassar a Suécia. O ideal é que a seleção vença no dia 15, se possível com mais do que um golo de diferença, e depois na Suécia ter a esperança de fechar o apuramento», sentencia.

Portugal e Suécia medem forças pela vaga no Mundial 2014 a 15 e 19 de novembro.