A Roménia chega ao play-off de acesso ao Mundial depois de ter somando 19 pontos em 10 jogos no Grupo D, num grupo em que a Holanda não deu hipóteses, com 28 pontos, com apenas um empate e sem derrotas.

Os romenos só garantiram a presença no play-off no último encontro, já que Hungria e Turquia ainda tinham aspirações. Mas a vitória da última terça-feira frente à Estónia, por 2-0, a que se juntou a derrota da Turquia frente à Holanda, deu à Roménia a hipótese de ainda sonhar com a oitava presença em Mundiais (a última vez foi em 1998, em França, chegando aos oitavos de final, onde foi eliminada pela Croácia).

Longe vão os tempos em que a seleção romena ostentava nomes de peso, como os defesa Dan Petrescu e Gica Popescu, o médio Munteanu, o avançado Ilie ou a grande figura, Gheorge Hagi. Sem uma grande figura de destaque agora, Tanase, Marica, Mutu ou Chiriches repartem entre si as atenções, numa equipa ‘preenchida’ pelo Steaua de Bucareste.

Se Portugal não esteve bem na diferença entre golos marcados e sofridos (20-9), a Roménia esteve pior neste campo, com 19 marcados e 12 sofridos.

Nos confrontos entre as duas equipas, a Seleção Nacional leva vantagem, ainda que magra. Das 11 vezes que se cruzaram, Portugal venceu cinco, perdeu quatro e empatou duas. Para a memória, ficou o golo de cabeça de Costinha, no Euro2000, já em tempo descontos (90+4), ainda na fase de grupos, que garantiu a passagem aos ‘quartos’ da prova.

Portugal nos últimos anos, ainda que não tendo conquistado qualquer título europeu ou mundial, é vista como uma das seleções favoritas. O curioso é que em presenças em fases finais perde (e bem) para os romenos, já que soma apenas cinco contra sete da equipa de leste.