O ministro dos Desportos brasileiro, Aldo Rebelo, afirmou hoje, em São Paulo, que os 12 estádios do Mundial 2014 de futebol estarão concluídos até dezembro, conforme previsto.

«Estamos confiantes de que os podemos entregar [à FIFA] nessa altura, pois não estamos muito atrasados», afirmou o responsável governamental, em conferência de imprensa, em que aproveitou para afastar dúvidas quanto ao Arena Pantanal, em Cuiaba (Matogrosso), recinto que acolherá quatro jogos do campeonato do Mundo e cuja construção está a 85%.

O ministro reconheceu também que algumas infraestruturas de transportes não vão estar prontas para a competição, mas estarão aptas pouco depois do Mundial.

Aldo Rebelo disse ainda acreditar que, quando o Mundial começar, a 12 de junho, em São Paulo, não irão acontecer manifestações de contestação como as que têm assolado o país desde o verão, em que os brasileiros reclamam contra a corrupção e por melhores serviços públicos.

«Teremos mais motivos para festa do que para protestos», disse o ministro, para quem não são de «subestimar quaisquer formas de ameaça», apesar de as forças de segurança estarem «a ser treinadas» para lidar com todos os géneros de eventualidades.