O lateral direito Maxi Pereira, jogador do Benfica, marcou hoje o primeiro dos cinco golos com que o Uruguai goleou fora a Jordânia por 5-0, carimbando, praticamente, o apuramento para o Mundial de futebol de 2014.

Em encontro da primeira mão do “play-off” entre os quintos classificados da América do Sul e da Ásia, os campeões do Mundo de 1930 e 1950 quase selaram a 12.ª presença na prova, que, certamente, confirmarão a 20 de novembro, em Montevideu.

Maxi Pereira, que atuou os 90 minutos, esteve em destaque no conjunto comandado por Oscar Tabarez, ao inaugurar o marcador, aos 22 minutos, num golo à “ponta de lança”, um desvio para a baliza deserta, após remate de Cavani defendido por Shatnawi.

Até ao intervalo, os sul-americanos, com o portista Fucile no banco, ainda marcaram um segundo tento, por intermédio de Cristian Stuani, servido por Nicolas Lodeiro.

Na segunda metade, os quartos classificados do Mundial de 2010 chegaram à goleada, com tentos de Nicolas Lodeiro, aos 69 minutos, do ex-portista e ex-benfiquista Cristian Rodriguez, aos 78, e de Edinson Cavani, de livre direto, aos 90+2.

Caso o Uruguai confirme o apuramento em Montevideu, serão seis os representantes da América do Sul no Mundial de 2014, pois o Brasil é o anfitrião e também já se qualificaram Argentina, Colômbia, Chile e Equador.