O México deu hoje um passo importante rumo ao Campeonato do Mundo de futebol de 2014, ao golear a Nova Zelândia, por 5-1, em jogo disputado na Cidade do México.

O defesa Paul Aguilar (32), os avançados Raúl Jiménez (40) e Oribe Peralta (48 e 80) e o experiente defesa Rafael Márquez (84) marcaram os golos dos “Aztecas”, que procuram a 15.ª presença nos Mundiais.

Na primeira mão “play-off” intercontinental de qualificação entre o quarto classificado da América do Norte, Central e Caraíbas e o vencedor da zona Oceânia, a equipa de Miguel Herrera, tida como a mais forte seleção da história do país, foi sempre mais competente e apresentar-se-á em Wellington com vantagem mais do que confortável.

A equipa de Ricki Herbert ainda tentou dar réplica, mas o melhor que conseguiu foi atenuar a pesada derrota, com tento do médio Chris James, aos 85.

Depois de um jejum de 28 anos, entre o Espanha1982 e o África do Sul2010, a Nova Zelândia só muito dificilmente surpreenderá o mundo com presença no Brasil em 2014.

Quem também praticamente garantiu um lugar no Mundial foi o vizinho Uruguai, com goleada por 5-0 na visita à Jordânia, iniciada pelo benfiquista Maxi Pereira.

Os Campeões do Mundo em 1930 e 1950, que tiveram o portista Fucile no banco, procuram a 12.ª presença na prova.