Jogadores suecos como Schwarz, Mats Magnusson ou Jonas Thern deixaram uma marca no futebol português no final da década de oitenta ao desmistificar a ideia de que os jogadores nórdicos eram altos, loiros e toscos.

Na antevisão dos jogos decisivos entre Portugal e Suécia a contar para o play-off de acesso ao Mundial 2014, Gaspar Ramos recordou ao SAPO Desporto as qualidades físicas, mentais e táticas dos jogadores suecos que vingaram no futebol português.

«Eram grandes profissionais todos eles com uma mentalidade extraordinária que trabalhavam muito e depois tinham caraterísticas que se enquadravam num futebol que o Benfica praticava já de base com os brasileiros e os portugueses. Porque tinham muita força, tinham um poder de remate extraordinário, todos eles, que contrastava com a característica dos portugueses e dos brasileiros, e tinham uma força física enorme, uma enorme capacidade tática, eles tinham uma disciplina tática extraordinária. Qualquer treinador desejava muito ter jogadores como aqueles na equipa que taticamente eram jogadores extraordinários», começou por dizer o antigo dirigente do Benfica em entrevista ao SAPO Desporto.

Responsável pela chegada de vários jogadores suecos ao futebol português no final da década de oitenta, Gaspar Ramos antevê um confronto interessante entre duas filosofias de futebol totalmente diferentes, com o futebol rendilhado e técnico dos portugueses a fazer frente ao futebol veloz, disciplinado e objetivo dos suecos.

«Eles têm um futebol em que a força é aliada da qualidade técnica. Só que não é a técnica do rendilhado, é a técnica de fazer as coisas em velocidade de uma outra forma, mais viril. E até com a velocidade o futebol deles acaba por ser mais eficiente. A técnica do rendilhado, do futebol circo já passou», advertiu Gaspar Ramos para depois deixar o alerta: «Esse é o grande problema que nós vamos enfrentar, essa qualidade de fazer as coisas rápidas e bem. A seleção tem que contar com esse tipo de futebol. O futebol sueco é um futebol direto, um futebol feito na base da qualidade física e não nos podemos esquecer que todos os jogadores suecos têm, normalmente, grande qualidade de remate, o que contrasta um bocadinho com a grande maioria dos nossos jogadores e isso tem de ser tido em conta», sentenciou Gaspar Ramos.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.