Portugal disputa com a Suécia a vaga no Mundial 2014, no Brasil, em jogos do play-off de apuramento agendados para esta sexta-feira e para o dia 19.

Depois de falhar o apuramento direto pela vitória no seu grupo, a Seleção viu-se relegada para esta derradeira hipótese com o segundo lugar na 'poule' europeia. E um fracasso na qualificação para o Mundial pode ter um impacto económico extremamente negativo na economia.

De acordo com um estudo realizado pelo Instituto Português de Administração de Marketing do Porto, a economia portuguesa pode perder entre 240 e 400 milhões de euros. 

Daniel Sá, o diretor do IPAM do Porto, revelou à TSF que vários indicadores económicos - consumos em casa e na restauração até prémios de jogo, publicidade, televisão paga, viagens de avião ou apostas na internet - estão na origem desta previsão.

Segundo o estudo, o apuramento para o Mundial e a disputa da fase de grupos poderá gerar cerca de 430 milhões de euros. Porém, um cenário de vitória no Campeonato do Mundo poderá significar valores na ordem dos 600 milhões de euros.