A Guiné-Bissau quer ver Portugal no Mundial2014 de futebol, mas no país há comentadores que acham que o selecionador Paulo Bento só vai ter sucesso nos jogos de qualificação ("playoff") frente à Suécia se seguir alguns conselhos.

«Paulo Bento devia pôr em campo os jogadores que merecem jogar e ele não faz isso», refere Júlio Melo, um dos participantes no programa Rádio-futebol, que vai para o ar às segundas e sextas-feiras, às 20h00 na Rádio Jovem, em Bissau.

Num país onde a política domina os debates, esta rádio tenta ser diferente e, à semelhança do que acontece noutros países, criou um programa onde um conjunto de comentadores discute futebol e recebe chamadas de ouvintes.

O futebol português ocupa grande parte da emissão e incluiu esta semana a antecipação dos jogos do "playoff" entre Portugal e Suécia.

Júlio Melo, programador informático de 43 anos, adepto do FC Porto, é o mais pessimista do quarteto de aficionados que participa no programa de rádio da capital.

«Portugal não vai ao Mundial», porque «tinha que fazer o seu trabalho e não fez». Paulo Bento devia ter encontrado «um médio defensivo de verdade», considerando que «Meireles e Veloso não são solução».

Ao lado, Hermenegildo Ferreira, despachante oficial de 47 anos, antigo jogador e sportinguista, também acha que os dois jogos de qualificação não vão ser fáceis, mas ainda assim acredita na vitória de Portugal.

«A Suécia é uma equipa forte e com boa ligação entre setores» e vai ser preciso esperar pelo último dos 180 minutos para ter a certeza sobre quem passa”, refere.

Suleimane Dabó, 50 anos, antigo treinador e jogador internacional pela Guiné-Bissau, hoje contabilista, defende o conterrâneo Bruma, que considera ter mérito para entrar em campo como "desequilibrador".

Sugere ainda a Paulo Bento que coloque «William [Carvalho] nas costas de Moutinho» para confirmar o favoritismo que Portugal tem, por ser «tecnicamente melhor que a Suécia» e por Cristiano Ronaldo «estar em boa forma».

«Paulo Bento é imprevisível, mas tem um lote de jogadores que o tem ajudado bastante», sublinha o antigo jogador.

Júlio Oliveira, funcionário administrativo, 42 anos, adepto do Benfica, pega nas estatísticas para destacar que, «com maior ou menor dificuldade, Portugal sempre venceu as fases de qualificação para acesso aos campeonatos mundiais de futebol».

«Sou otimista», refere, para acrescentar uma outra responsabilidade do selecionador: «Paulo Bento tem um compromisso moral com Portugal e com os amigos dos portugueses, connosco, porque tem que estar lá a representar a comunidade de países de língua portuguesa».

Apesar de o Mundial se realizar no maior país lusófono, o Brasil, as relações entre a Guiné-Bissau e Portugal fazem com que a seleção portuguesa conte com um grande número de adeptos no país.

O desporto é uma área de interesse que une os dois países e o programa de debate sobre o futebol tem sido uma receita para o sucesso, garante Braima Daramé, diretor da Rádio Jovem - pelo menos a avaliar pelos telefonemas de ouvintes do Rádio-futebol.

Graças à emissão na Internet, a discussão já chegou a contar com a participação de ouvintes residentes na Europa e Américas.

Portugal recebe a Suécia na sexta-feira, no Estádio da Luz, em Lisboa, em jogo com início às 19h45 e arbitragem do italiano Nicola Rizzoli, voltando a defrontar a seleção escandinava quatro dias mais tarde, em Solna, num encontro que será dirigido pelo inglês Howard Webb.

O vencedor da eliminatória apura-se para a fase final do Campeonato do Mundo de futebol de 2014, que se vai realizar no Brasil, entre 12 de junho a 13 de julho.