De um lado o talento explosivo de Cristiano Ronaldo, do outro o génio irreverente de Zlatan Ibrahimovic. Foi este o resultado do sorteio do play-off de acesso ao Mundial 2014, com um Portugal-Suécia a aquecer o ambiente para os jogos desta sexta-feira e da próxima terça-feira.

Portugueses e suecos viram-se relegados para uma via secundária de acesso ao Campeonato do Mundo, mas contam com dois dos melhores jogadores do Mundo. E este duelo significa que a prova no Brasil, em 2014, irá perder um dos seus expoentes máximos.

Ronaldo e Ibrahimovic partilham algumas coisas na sua história nas respetivas seleções: ambos são as suas maiores estrelas, os capitães de equipa e os seus maiores goleadores da atualidade. Enquanto o craque português do Real Madrid conta 43 golos em 107 jogos pela Seleção, o mediático avançado do PSG soma 46 em 94 jogos pela equipa nórdica.

Paralelamente, "ambos" são o jogador mais caro do Mundo. Com efeito, Ronaldo é desde 2009 a maior transferência do futebol mundial, tendo custado 94 milhões de euros ao Real Madrid para o seu 'resgate' ao Manchester United. Porém, Ibrahimovic é o jogador mais caro do mundo, se se somarem os valores das suas diferentes transferências ao longo da carreira, com um astronómico total de 180 milhões de euros.

Ibra e CR7 totalizam vinte golos em dez jogos

Os dois jogadores chegaram às respetivas seleções com algumas mazelas - Cristiano Ronaldo esteve dois dias sem treinar, fazendo trabalho de recuperação devido a um incómodo no pé e Ibrahimovic recuperou de uma ligeira lesão no joelho - mas levam no "saco" uma mão cheia de golos dos respetivos clubes. O internacional sueco vem de marcar 10 golos nos últimos cinco jogos disputados pelo PSG.

Mas CR7 também soube responder ao sueco: marcou três golos no último jogo do Real Madrid contra a Real Sociedad (13.ª jornada da Liga espanhola), dois contra o Rayo Vallecano (12.ª), mais três contra o Sevilha (11.ª), mais dois na primeira mão da Liga dos Campeões contra a Juventus (terceira jornada do Grupo B). Só no desafio com o Barcelona, da 10.ª jornada do campeonato, é que o português ficou em "branco". Fazendo as contas, Cristiano Ronaldo também marcou dez golos nos últimos cinco jogos disputados pelo clube merengue.

Duelos entre as duas estrelas

Cristiano Ronaldo e Zlatan Ibrahimovic enfrentaram-se sete vezes nos duelos entre seleções e clubes, e o internacional português leva a melhor sobre o sueco. Nos dois jogos disputados, representando os seus países, o resultado foi de dois empates a zero. Na Liga dos Campeões mediram forças por quatro vezes e o capitão português impôs-se ao marcar dois golos e ao vencer pelo mesmo número (ao AC Milan com o Real Madrid e com a camisola do Manchester United ao Inter de Milão). Quando o internacional sueco vestia a camisola do Barcelona, foi ele o autor do golo da vitória sobre o Real Madrid de CR7.

A seleção portuguesa defronta a Suécia a 15 de novembro, no Estádio da Luz, em Lisboa, em jogo com início às 19h45 e arbitragem do italiano Nicola Rizzoli, voltando a defrontar a equipa escandinava quatro dias mais tarde, a 19, em Solna, num encontro que será dirigido pelo inglês Howard Webb.

A fase final do Campeonato do Mundo de futebol de 2014 vai realizar-se no Brasil, entre 12 de junho a 13 de julho.