Portugal defronta esta sexta-feira a Suécia em busca de um lugar no Mundial do Brasil. Antes do jogo do Estádio da Luz, teve lugar a já habitual “luta” de palavras entre os treinadores na antevisão ao encontro.

Se de um lado os suecos empurram o favoritismo para Portugal, do outro, o selecionador português faz questão de lembrar que ser favorito quando tudo começa com 0-0 vale de pouco.

O selecionador sueco, Erik Hamren, fala numa seleção portuguesa forte, de top mundial, e por isso com maior responsabilidade neste play-off.

«Portugal mostrou no último europeu o seu valor, onde só perderam nos pénaltis com a Espanha. São favoritos por causa do ranking. Na minha opinião são dos melhores quando estão no nível mais alto. São os grandes favoritos, mas acreditamos nas nossas capacidades e vamos tentar fazer um bom resultado amanhã, não esquecendo que o play-off se decide em dois jogos.»

Paulo Bento aceita o desafio, até porque, explica, pela cabeça dos jogadores portugueses só passa um objetivo: ganhar para dar um passo de gigante rumo ao Mundial no Brasil.

«Temos pressão e aceitamos a que nos quiserem colocar. A maior pressão é aquela que já colocamos em nós próprios e a de querermos estar uma grande competição. Temos qualidade para alcançar esse objetivo e amanhã queremos fazer um bom jogo e realizar uma boa exibição. Por isso, não temos de nos preocupar se somos favoritos…»

Ao longo da semana muito se falou do duelo entre Ronaldo e Ibrahimovic. O selecionador sueco coloca os dois jogadores ao mesmo nível, diz que Ronaldo é de classe mundial, mas que a Suécia não vai apenas preocupar-se em travar a estrela portuguesa, pois reconhece que há mais qualidade entre os eleitos de Paulo Bento.

«O Ronaldo é a grande estrela, mas Portugal tem outros dez grandes jogadores no campo. E há grandes jogadores. Não nos podemos concentrar apenas num jogador.»

Paulo Bento concorda com Hamrén, diz que Portugal tem de ser mais do que apenas Cristiano Ronaldo, mas sublinha que ajuda muito ter do seu lado o Melhor do Mundo. A seleção portuguesa defronta a Suécia esta sexta-feira, no Estádio da Luz, em Lisboa, em jogo com início às 19h45 e arbitragem do italiano Nicola Rizzoli, voltando a defrontar a equipa escandinava quatro dias mais tarde, a 19, em Solna, num encontro que será dirigido pelo inglês Howard Webb.

A fase final do Campeonato do Mundo de futebol de 2014 vai realizar-se no Brasil, entre 12 de junho a 13 de julho.