:A seleção portuguesa de futebol procura hoje gerir a vantagem de um golo no jogo com a Suécia, da segunda mão dos "play-offs" europeus de qualificação para o Mundial2014, no estádio Friends Arena, em Solna.

O golo marcado pelo avançado Cristiano Ronaldo aos 82 minutos do primeiro confronto, na sexta-feira, em Lisboa, representa uma vantagem importante, pois um golo da equipa lusa na Suécia obriga os escandinavos a marcar por três vezes para evitar a eliminação da fase final, no Brasil.

O selecionador Paulo Bento dispõe de uma equipa na máxima força e não deverá fazer alterações em relação ao "onze" que alinhou de início no Estádio da Luz, tendo avisado na conferência de imprensa de segunda-feira que Portugal não se limitará a defender a magra vantagem, porque isso comportaria demasiados riscos.

Em Lisboa, a Suécia foi claramente dominada pela equipa portuguesa, em especial durante a segunda parte, mas em Solna, com temperatura próxima do zero e apoio de 50.000 adeptos num estádio que pode estar completamente fechado, o avançado Zlatan Ibrahimovic e seus pares devem revelar-se um adversário bem diferente.

Portugal, que há quatro dias obteve a sua primeira vitória em casa sobre a equipa nórdica, em oito partidas (tinha antes perdido quatro e empatado três), apresenta, paradoxalmente, um balanço positivo nas deslocações à Suécia, onde venceu três vezes, empatou outras tantas e perdeu apenas duas.

Além disso, o balanço sempre que os dois países se encontraram em fases de qualificação também é favorável à seleção nacional, que seguiu para as fases finais dos Mundiais de 1986 e 2010, tendo ambas ficado pelo caminho nas campanhas de apuramento para os Europeus de 1968 e 1988 e o Campeonato do Mundo de 1982.

Portugal defronta na terça-feira a Suécia, no estádio Friends Arena, em Solna, em jogo da segunda mão dos "play-offs" da zona europeia de qualificação para o Mundial2014, com início às 20:45 (menos uma hora em Lisboa), que será arbitrado pelo inglês Howard Webb.

O vencedor da eliminatória apura-se para a fase final do Campeonato do Mundo de futebol de 2014, que se vai realizar no Brasil, entre 12 de junho a 13 de julho