A cerveja foi a bebida escolhida por portugueses em São Paulo para festejar a vitória da seleção portuguesa de futebol sobre a Suécia (3-2), que garantiu o apuramento para o Mundial2014, que se vai disputar na Suécia.

«Já que não há vinho do Porto, vamos comemorar com algumas cervejas», afirmou o empresário de Vila Real Daniel Carvalho, de 30 anos, que está no Brasil a trabalho e assistiu à partida na Casa de Portugal de São Paulo.

O ecrã colocado na Casa de Portugal reuniu cerca de 60 pessoas da comunidade portuguesa, que fizeram, mesmo à distância, o seu papel, apoiando a equipa com gritos, cantos, bandeiras e alguns protestos, dirigidos principalmente a Hugo Almeida e ao guarda-redes Rui Patrício.

O engenheiro David Brito, de 27 anos, de Lisboa, que também está no Brasil a trabalho, afirmou que a vitória o motiva a voltar ao país sul-americano para o Mundial:

«Só me faltam os bilhetes, mas não falta vontade.»

A claque também improvisou músicas sobre a presença de Portugal no Brasil para o Mundial, como «não é mole não, os leões vão invadir o Itaquerão», em referência ao estádio do Corinthians, que será o palco dos jogos em São Paulo.

A partida foi marcada pelo nervosismo dos espetadores na Casa de Portugal, que se estavam confiantes desde o início, mas uma falha na transmissão causou ainda mais angústia nos nove primeiros minutos do jogo.

Um novo problema com a imagem privou os adeptos da partida após o segundo golo da Suécia, levando os portugueses a acompanhar a partida pela internet e pelos telemóveis, acabando por perder os dois últimos golos de Portugal.

«Assim estivemos menos nervosos. A televisão estava a dar azar», afirmou um dos presentes.

Filho de portugueses, o comerciante Ricardo Cabral, de 54 anos, também comemorou a vitória e já previu um bom resultado no Mundial:

«Minha final dos sonhos é Brasil e Portugal, e Portugal vai ganhar por 1-0.»

Segundo Cabral, a comunidade portuguesa «vai fazer a festa» com a presença da equipa no Brasil.