O presidente da Câmara do Funchal, concelho de onde é natural Cristiano Ronaldo, afirmou hoje que o jogador será um «capitão à altura« de levar Portugal à vitória no Campeonato do Mundo de futebol.

«Com certeza, o nosso capitão será um capitão à altura de levar Portugal - quem sabe - à vitória no Campeonato do Mundo», afirmou Paulo Cafôfo, que expressou uma «grande alegria» pela vitória alcançada pela seleção portuguesa frente à Suécia.

Admitindo ter apenas assistido ao resumo do encontro, no qual Cristiano Ronaldo marcou três golos, o autarca disse ter ficado «felicíssimo» pelo «grande jogo» que Portugal realizou.

Considerando que «Cristiano Ronaldo é mal acarinhado pelos portugueses», Paulo Cafôfo apontou as suas qualidades: «É um grande jogador, é aquilo que eu chamo um profissional exemplar».

O edil realçou ainda o orgulho que sente, «como madeirense e, particularmente, funchalense e presidente de câmara» pelo feito do jogador, que é originário da maior freguesia da ilha, Santo António, referindo ainda esperar que «Portugal faça uma grande campanha no Mundial».

Questionado se o município já foi contactado para apoiar a eventual criação de um museu com os troféus do jogador do Real Madrid no Funchal, o presidente do município negou, mas classificou a iniciativa como «muito importante».

«Ele é da cidade e, portanto, seria, até do ponto de vista turístico, uma mais-valia», observou Paulo Cafôfo, garantindo: «Naquilo que a câmara poderá apoiar, com certeza irá apoiar e colaborar».

Portugal venceu na terça-feira a Suécia por 3-2, garantindo o apuramento para o Mundial do Brasil, graças sobretudo a três golos marcados pelo avançado Cristiano Ronaldo, já depois de ter vencido em Lisboa, na primeira mão, por 1-0, com outro tento do madeirense.

O “capitão” luso inaugurou o marcador, aos 50 minutos, e faturou ainda aos 77 e 79, respondendo a um “bis” de Zlatan Ibrahimovic, aos 68 e 72.

A seleção lusa está, assim, pela sexta vez na sua história, e quarta consecutiva, na fase final de um Mundial, cuja edição de 2014 se realiza no Brasil, de 12 de junho a 13 de julho.