O português Fernando Santos, já qualificado para o Mundial 2014 de futebol à frente da seleção grega, considerou hoje a presença de três treinadores portugueses no torneio «muito significativa» e reveladora da qualidade internacional dos técnicos lusos.

Fernando Santos comentava assim à agência Lusa a sua presença no Mundial de 2014, no Brasil, bem como a de Carlos Queiroz (ex-selecionador nacional de Portugal e agora do Irão), e de Paulo Bento, selecionador de Portugal.

«É muito significativo que estejam três treinadores portugueses na fase final do Mundial 2014. Representa bem, mais uma vez, a qualidade dos treinadores portugueses» no contexto do futebol mundial, disse Fernando Santos, que em Portugal já treinou o FC Porto, o Benfica e o Sporting, mas nunca a seleção nacional.

Nas 31 seleções qualificadas até agora (ainda falta apurar uma equipa, Uruguai ou Jordânia) inclui-se mais um antigo selecionador da equipa das quinas, o brasileiro Luiz Filipe Scolari, que agora está à frente da “canarinha”, anfitriã da prova.

Fernando Santos destacou a importância do apuramento de três treinadores lusos no contexto da lusofonia, mas não inclui "Filipão" nestas contas.

«Terei o maior prazer em rever o Scolari, mas ele não é português», afirmou.

Quanto à possibilidade de a seleção que orienta, a Grécia, vir a enfrentar Portugal no decorrer do Mundial, Fernando Santos disse apenas que terá «a maior honra» em jogar contra a equipa das quinas.

A seleção grega apurou-se na terça-feira para o Mundial de futebol 2014, no Brasil, ao bater em duas mãos a Roménia (3-1 na primeira mão do play-off e 1-1 na terça-feira), enquanto Portugal qualificou-se após derrotar a Suécia (1-0 no primeiro jogo, na Luz, e 3-2 na terça-feira, em Solna).

Já o Irão de Carlos Queiroz, que orientava Portugal no Mundial 2010 na África do Sul, qualificou-se diretamente na zona asiática.