O custo com as obras dos estádios do Mundial2014 de futebol, no Brasil, aumentou cerca de mil milhões de reais (cerca de 320 milhões de euros), de dezembro de 2012 e setembro de 2013.
De acordo com o último relatório oficial, em dezembro de 2012, o governo brasileiro apontava custos com os estádios de 7,1 mil milhões de reais (2,27 mil milhões de euros), utilizados em obras de ampliação e modernização dos 12 estádios que vão receber os jogos da competição.
No último relatório, divulgado na segunda-feira, no Brasil, o orçamento para as obras com as arenas subiu para oito mil milhões de reais (2,56 mil milhões de euros), um aumento de cerca de 12 por cento.
Dos 12 estádios que vão ser utilizados durante o Mundial2014, seis já foram entregues em abril, tendo sido utilizados na Taça das Confederações, que se disputou em junho.
Os restantes estádios, que ainda estão em obras, têm de ser entregues até final dezembro.
De acordo com o mesmo documento, o governo brasileiro retirou 14 projetos da lista da Matriz de Responsabilidade para o Mundial 2014, porque estes não serão concluídos a tempo da competição, marcada para 12 de junho a 13 de julho.
De acordo com o Portal do Mundial2014, 10 dos projetos excluídos estão ligados a obras ligadas de mobilidade urbana em Porto Alegre, no sul do país.
Belo Horizonte (Minas Gerais), Curitiba (Paraná), Rio de Janeiro (Rio de Janeiro) e Recife (Pernambuco) também tiveram projetos adiados.
Pelo último balanço, os projetos de estádios, mobilidade urbana, aeroportos e portos totalizam 93 obras em andamento ou já concluídas, que totalizam 22,9 mil milhões de reais (7,34 mil milhões de euros).
No total, tendo em conta os projetos com segurança (cerca de 800 milhões de euros), os investimentos previstos para o Mundial2014 atingem 25,6 mil milhões de reais (8,2 mil milhões de euros).