Os campeonatos do Mundo de futebol são geralmente associados à glória dos vencedores em contraste com a angústia dos derrotados, mas, no entanto, as histórias dos mundiais não se esgotam nos golos marcados ou sofridos pelas equipas, havendo centenas de pequenas histórias que acabaram por deixar grandes marcas na maior competição do desporto rei.

Estamos, portanto, a falar dos erros que direta ou indiretamente acabaram por definir o rumo da competição, o rumo das carreiras de jogadores, treinadores e árbitros, e até o fim de algumas delas. 

Campeonato do Mundo 1982 - Charles Corver

Em 1982, o campeonato do Mundo realizou-se em Espanha. Nas meias-finais, França e Alemanha disputavam um lugar na final de Madrid, mas o árbitro Charles Corver acabou por ficar ligado à história da partida, e do Mundial, ao não expulsar o guarda redes alemão Harald Schumacher por uma falta sobre Patrick Battiston. O francês surgia isolado junto à baliza adversária quando o internacional alemão o travou com a anca. O árbitro Charles Corver nada assinalou e no final do jogo a Alemanha acabaria por seguir para a final onde viria a perder para a Itália.