A cidade de Campinas está empenhada em acolher Portugal durante o Mundial de 2014, no Brasil, mas a decisão da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) será tomada somente depois do sorteio de 06 de dezembro.

Após a visita da FPF, no sábado, o secretário de Comunicação da prefeitura de Campinas, Luiz Guilherme Fabrini, disse hoje à Lusa que o município está confiante na escolha desta cidade do interior do estado de São Paulo para local de estágio da equipa lusa, realçando que ali reside uma comunidade portuguesa importante, inclusive com uma Casa de Portugal.

Segundo Fabrini, outras 16 delegações procuraram a cidade com a intenção de utilizá-la no Mundial, mas, no momento, «o esforço» da prefeitura está dirigido a atrair Portugal. «Vai ser muito bom para a cidade, principalmente com a presença de jogadores como o Cristiano Ronaldo, que é um astro», disse o secretário.

Contactado pela Lusa, o gabinete de comunicação da FPF não se pronunciou sobre aspetos concretos, indicando apenas que o organismo «inspecionou inúmeros locais e só vai decidir após o sorteio» dos grupos, agendado para 6 de dezembro.

Segundo Fabrini, uma delegação da FPF encontrou-se no sábado com o prefeito (chefe do executivo municipal) da cidade, Jonas Donizette, e visitou o estádio Moisés Lucarelli, da Ponte Preta, e o hotel Royal Palm Plaza, propriedade de um português.

O hotel e o estádio são uma das opções conjuntas de local de estágio e treino previamente aprovadas pelo Comité Organizador Local do Mundial2014. Campinas fica a 93 km da cidade de São Paulo e possui aeroporto.

Os elementos da FPF encontraram um inconveniente: um edifício próximo do estádio, a partir do qual se poderia ver os treinos, o que atrapalharia a privacidade da equipa comandada por Paulo Bento.

Fabrini afirmou que as soluções apresentadas foram a colocação de um painel metálico para limitar a visibilidade, cuja viabilidade será estudada, e a transferência dos treinos fechados para o Centro de Treinamento da Ponte Preta, que fica na mesma cidade, mas em local mais reservado.

O Campeonato do Mundo de futebol de 2014 realiza-se no Brasil, entre 12 de junho e 13 de julho.