A construtora Odebrecht, que lidera o consórcio responsável pela Arena Corinthians, lamentou, em comunicado, as duas mortes ocorridas hoje no local, após a queda de uma grua, e afirmou que a estrutura da bancada não foi afetada.

O acidente ocorreu pouco antes das 13h00 locais (15h00 em Lisboa), quando a grua que içava o último módulo da cobertura metálica do estádio tombou e atingiu parte da área de circulação do prédio leste do estádio, segundo a construtora. Um camião, que estava fora do estádio, e parte da bancada foram atingidos.

«Era a 38.ª vez que esse tipo de procedimento se realizava obra, e uma peça de igual proporção foi instalada há pouco mais de uma semana no setor sul do estádio», informaram a Odebrecht e o Sport Club Corinthians Paulista, em nota conjunta.

A arena, conhecida como "Itaquerão", devido ao bairro de Itaquera, onde se localiza, foi escolhida para acolher a primeira partida do Mundial2014, em 12 de junho. O custo da construção é estimado em 820 milhões de reais (cerca de 265 milhões de euros).

Os trabalhadores atingidos pelo módulo e que morreram foram o motorista de um camião, de 42 anos, que estava dentro do seu veículo no lado de fora do estádio, e um montador da obra, de 44 anos. O ex-presidente do Corinthians Andrés Sánchez afirmou que este último estava a dormir num local "inapropriado", durante conferéncia à imprensa.

Os demais trabalhadores da obra estavam na hora de almoço, fora do local. Somente os que trabalhavam diretamente com a colocação da cobertura estavam na obra.

Equipas de bombeiros e da Polícia Militar foram enviadas ao local. Segundo Sánchez, foi pedida a perícia, e o novo cronograma da obra só será divulgado após o fim da mesma. No momento, disse, os esforços estão direcionados às famílias das vítimas.

O Ministério Público Estadual de São Paulo informou que irá fazer uma vistoria técnica no local e que irá pedir laudos que atestem a regularidade da obra, para avaliar se pedirá ou não a suspensão da obra, segundo o portal de notícias G1.

O Corinthians declarou sete dias de luto devido ao acidente.

Este foi o terceiro acidente com mortes nas obras dos estádios para o Mundial2014.