As autoridades brasileiras corrigiram hoje para dois o número de operários mortos num acidente com uma grua no estádio de São Paulo que vai acolher a partida inaugural do Mundial2014 em futebol.

O Corpo de Bombeiros local, citado pela imprensa brasileira, tinha confirmado anteriormente três mortos no acidente e dado conta de mais uma pessoa entre os escombros, mas a polícia militar de São Paulo reviu em baixa o número de vítimas mortais.

Segundo os bombeiros locais, a grua atingiu uma parte da cobertura do estádio do Corinthians (conhecido como "Itaquerão"), provocando a queda de uma secção de cerca de 15 metros de estrutura sobre as bancadas e sobre o exterior do estádio.

Um dos operários que morreu estava dentro de um camião atingido pelos escombros que resvalaram para a parte exterior do estádio, indicaram ainda os bombeiros.

Ao local do acidente acorreram quatro viaturas do Corpo de Bombeiros e um helicóptero da Polícia Militar, com o intuito de resgatar operários feridos.

Numa nota publicada no seu sítio, o Corinthians lamentou o acidente no estádio que vai abrir o Mundial. De acordo com o calendário da FIFA, o "Itaquerão" deveria estar concluído até ao final do mês de dezembro.

O Estado de São Paulo noticiou ainda que a construtora Odebrecht, que está à frente do consórcio responsável pela obra, orçada em 820 milhões de reais (cerca de 265 milhões de euros), informou que vai se pronunciar sobre o acidente. A rede Globo já noticiou entretanto que a obra deverá ficar interditada por 30 dias, o que deverá impossibilitar a conclusão das obras dentro do prazo acordado com a FIFA.

Este é o terceiro acidente com mortes nas obras dos estádios para o Mundial2014, no Brasil. O primeiro ocorreu no Estádio Nacional de Brasília, em junho de 2012, quando um operário de 21 anos morreu na sequência de uma queda de 30 metros.

A segunda foi na Arena da Amazónia, em Manaus, em março último, também na sequência da queda de um trabalhador.