A FIFA confirmou hoje a validade do particular África do Sul-Espanha (1-0) do passado dia 19, em Joanesburgo, apesar de a seleção espanhola ter feito sete substituições, mais uma do que as permitidas neste tipo de partida.

Assim, e para efeito da classificação da FIFA (conhecida hoje), a África do Sul contabiliza uma vitória e a Espanha, que ainda assim lidera a tabela por mais um mês, averba uma derrota, segundo um comunicado emitido pelo organismo que gere o futebol mundial.

A FIFA entende que não deve castigar a África do Sul com a invalidação do jogo e admite, no que toca à Espanha, novas medidas. «A FIFA está a analisar a informação à sua disposição para avaliar os possíveis passos a seguir», indica o comunicado.

No jogo em causa, a Espanha substituiu a dez minutos do fim o guarda-redes Víctor Valdés por Pepe Reina quando já tinha feito seis substituições. Antes de procederem à substituição, os técnicos espanhóis pediram autorização ao árbitro da partida (que a concedeu) e também à seleção sul-africana.

No comunicado de hoje, a FIFA confirma que "o amigável entre a África do Sul e a Espanha do passado dia 19 de novembro será considerado um jogo internacional 'A'", pelo que conta para a classificação mundial de novembro.

Os cabeças de série para o sorteio do Mundial de futebol 2014, que dará a conhecer os grupos da prova e que será feito a 06 de dezembro, serão alinhados tendo em conta o ranking da FIFA do mês de outubro.