As obras na Arena Corinthians foram hoje retomadas após o acidente que na quarta-feira provocou a morte de dois operários na construção do estádio que deveria acolher o jogo de abertura do Mundial de futebol de 2014.

Depois dos três dias de luto decretados pela construtora Odebrecht, o dia de hoje ficou marcado pelo regresso ao trabalho de 1.350 operários no estádio conhecido popularmente como Itaquerão e situado na zona oriental de São Paulo.

Apesar deste regresso, a área na qual se deu o acidente, equivalente a 30 por cento da fachada oriental e cinco por cento da obra, mantém-se interdita para trabalhos de investigação por parte das autoridades.

O Ministério do Trabalho não autorizou a utilização de gruas e ainda avalia essa possibilidade.

Hoje, antes de iniciar os trabalhos, o pessoal da obra rezou uma oração em conjunto e fez uma homenagem aos dois colegas falecidos.

Na quarta-feira, a grua que transportava a última parte da estrutura metálica do teto, com cerca de 420 toneladas, caiu, provocando também danos nas grades e numa fachada construída com tecnologia LED.

Parte dos escombros caíram sobre um camião, provocando a morte do seu condutor, e atingiram ainda um dos trabalhadores que passava o local.

O acidente aconteceu no horário de almoço, o que evitou uma tragédia maior.

A construtora responsável veio dizer também que a estrutura não foi afetada e que o calendário das obras se mantém, sem que ponha em risco o calendário para o Mundial2014 do Brasil.