O presidente da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) disse hoje não temer nenhum adversário no sorteio da fase final do Mundial2014, mas admitiu que gostaria de evitar alguns favoritos, como a Alemanha, a Espanha e o anfitrião Brasil.

À partida para a costa da Baía, onde na sexta-feira se realiza o sorteio da fase final, Fernando Gomes reafirmou que o «primeiro objetivo» da seleção portuguesa é a qualificação para os oitavos de final e lembrou a ausência de antecedente histórico na decisão da FIFA de realizar um sorteio prévio para distribuir uma das nove seleções europeias que não são cabeças-de-série.

«Naturalmente, tal como disse o nosso selecionador [Paulo Bento], há equipas tendencialmente favoritas, como a Alemanha, a Espanha e o Brasil e dentro desse princípio se for possível evitá-las...», observou Fernando Gomes, em declarações aos jornalistas no aeroporto internacional de Lisboa.

O líder federativo assinalou que, independentemente do resultado do sorteio, Portugal terá de enfrentar três grandes equipas» e disputar todos os jogos com «ambição e competência», a fim de concretizar o «primeiro objetivo», que passa pelo apuramento para a fase seguinte da prova.

«O sorteio vai dar-nos três equipas para jogar uma fase de grupos que nós queremos disputar da mesma forma da que dissemos quando fomos classificados para os ‘play-offs’: respeitamos todos os adversários, mas numa competição deste nível não podemos temer ninguém», advertiu.

Fernando Gomes resignou-se ao facto de Portugal não ser cabeça-de-série, pois era «perfeitamente conhecido» que seria utilizado o “ranking” de outubro, anterior às vitórias sobre a Suécia (1-0 em Lisboa e 3-2 em Solna) nos “play-offs” de acesso à fase final, mas lembrou que «não há histórico» da decisão da FIFA relativamente a um dos procedimentos para o sorteio.

Portugal integra o pote 4, em conjunto com Bósnia-Herzegovina, Croácia, Inglaterra, França, Grécia, Itália, Holanda e Rússia, num total de nove seleções europeias sem estatuto de pré-designadas, mas, como cada pote será composto por oito equipas, uma delas transitará para o pote 2, por enquanto com apenas sete equipas, mediante sorteio prévio.

Este formato difere do que foi utilizado no sorteio do Mundial2006, em que, numa situação semelhante, a FIFA optou por colocar num pote à parte a equipa europeia pior classificada no “ranking”, então a Sérvia e Montenegro, e reencaminhá-la para um grupo com uma outra seleção europeia e um dos cabeças-de-série sul-americanos, a fim de evitar um grupo três representantes do mesmo continente.

Se aquele sistema fosse mantido no sorteio de sexta-feira, a França seria a equipa sorteada à parte e com encontro marcado com um dos quatro cabeças de série sul-americanos (Brasil, Argentina, Colômbia e Uruguai), uma vez que era a seleção europeia menos bem classificada no “ranking” da FIFA de outubro.

«As regras não foram fixadas por nós, são uma competência da FIFA e não há histórico relativamente a uma situação idêntica a esta, mas não fazemos parte do Comité Executivo [da FIFA] para saber se houve ou não desvirtuamento das regras», afirmou o presidente da FPF.

Fernando Gomes disse ainda «aguardar serenamente» a votação da Bola de Ouro, na qual o avançado internacional português Cristiano Ronaldo é um forte candidato, e rejeitou que seja um candidato à sucessão de Pinto da Costa na presidência do FC Porto, tricampeão português de futebol.

«Estou com um determinado objetivo e um projeto na FPF e é isso que me motiva relativamente a assumir todos os compromissos que na fase de candidatura assumi. 70 por cento estão já concretizados e é esse o único objetivo que norteia a minha atividade», explicou.

O sorteio da fase final do Campeonato do Mundo de 2014 realiza-se na sexta-feira, num complexo turístico na costa do Sauípe, na Baía, a cerca de 70 quilómetros de Salvador, uma das cidades-sede da prova, com início às 13h00 (16h00 em Lisboa).