O sorteio da fase final do Mundial de futebol de 2014 será muito mais do que uma dança de 32 bolas, com os nomes das seleções qualificadas, em quatro potes, pois o comité organizador promete um grandioso espetáculo.

O evento, que será transmitido na sexta-feira em direto para 155 países e tem uma audiência estimada de centenas de milhões de espetadores, vai procurar ilustrar a "diversidade brasileira", como explicou o diretor da TV Globo, Luiz Gleiser, responsável pelo conceito artístico.

Numa visita guiada aos bastidores, para os representantes dos órgãos de comunicação social, Gleiser revelou que se inspirou nos "cinco pilares que simbolizam o Brasil: Sociedade Coesa, Terra da Alegria, Futebol Vibrante, Natureza Exuberante e Poder da Inovação", segundo o sítio oficial da FIFA na Internet.

O primeiro momento alto acontecerá logo no início, com a realização de um sorteio prévio para determinar qual das nove seleções europeias integradas no pote 4 (entre as quais Portugal) transitará para o pote 2, constituído pelos representantes africanos e sul-americanos que não são cabeças de série e que, de início, é composto por apenas sete equipas.

O espetáculo será apresentado pelos atores Rodrigo Hilbert e Fernanda Lima, que, em 2010, em Joanesburgo, já tinha apresentado a cerimónia de lançamento do emblema oficial do Mundial de 2014, e já apresentou o sorteio da fase de qualificação, em julho de 2011, no Rio de Janeiro.

O primeiro momento musical pertencerá a Alcione e Emicida, que cantarão "Brasil Pandeiro", uma composição de Assis Valente, seguindo-se a dupla composta por Vanessa da Mata e Alexandre Pires, interpretando "1 a 0", de Pixinguinha, um dos maiores compositores da história da música popular brasileira.

A coreógrafa Deborah Colker mostrará depois uma versão redesenhada de "O Jogo", um dos atos do espetáculo "Velox", que recentemente comemorou 20 anos em cena, ficando o encerramento a cargo de Margareth Menezes e Olodum, que cantarão "We are Carnaval", um dos hinos do carnaval da Baía.

Apesar de o foco dos holofotes incidir sobre os artistas que vão subir ao palco, a cerimónia da realização do sorteio, que terá a duração aproximada de 1h30 horas, vai mobilizar mais de 2.700 pessoas, 200 das quais são voluntários.

O sorteio da fase final do Campeonato do Mundo de 2014 realiza-se na sexta-feira, num complexo turístico na costa do Sauípe, na Baía, a cerca de 70 quilómetros de Salvador, uma das cidades-sede da prova, com início às 13h00 horas locais (16h00 em Lisboa).