A Arena de São Paulo, onde a queda de parte da estrutura matou dois operários na semana passada, apenas estará pronto em meados de abril, mas mantém-se como recinto de abertura do Mundial2014, anunciou hoje a FIFA.

A nova data para a conclusão do estádio foi avançada hoje pelo presidente da FIFA, o suíço Joseph Blatter, um dia depois de o ministro do Desporto do Brasil, Aldo Rebelo, ter dito que o recinto deveria estar pronto em finais de janeiro. O Mundial de futebol começa a 12 de junho.

O estádio sofreu danos consideráveis na semana passada, quando uma parte da estrutura de cobertura deslizou e caiu sobre uma grua, o que provocou a morte de dois trabalhadores.

«Temos informação de que o estádio de São Paulo [conhecido como Itaquerão] estará pronto em meados de abril, continua a ser o estádio que acolhe o jogo de abertura [do Mundial]. É uma questão de confiança, não há Plano B», explicou Blatter.

Seja em janeiro ou em abril, o Itaquerão vai falhar o prazo imposto pela FIFA para a conclusão de todos os estádios para o Mundial de futebol, que era o final do mês de dezembro.

Os estádios que vão falhar o prazo imposto pela FIFA, finais de dezembro, são o Beira-Rio, em Porto Alegre, a Arena da Baixada, em Curitiba, e a Arena de São Paulo.

O Governo brasileiro tinha adiantado na quinta-feira que os atrasos não eram «significativos» e que todos os estádios estariam prontos a tempo dos eventos de teste que se realizam antes da competição.