O Programa Conjunto das Nações Unidas para a SIDA (Unaids) fez hoje em Salvador da Baía o pré-lançamento da campanha global de consciencialização sobre o HIV, designada «Proteja o Gol», em antecipação do Mundial 2014 no Brasil.

A campanha pretende recorrer ao poder de mobilização do futebol para promover ações de sensibilização e prevenção sobre a SIDA durante o campeonato mundial, que terá Salvador como uma das cidades-sede.

O estado brasileiro da Baía será a sede da campanha global, que terá o slogan "De Soweto a Salvador", demonstrando as ligações históricas e culturais da cidade com África.

O pré-lançamento da campanha contou com a participação de Ndaba e Kweku Mandela, netos do ex-presidente sul-africano Nelson Mandela, e do ator e realizador norte-americano Richard Grant.

Segundo o UNAIDS, atualmente 35,3 milhões de pessoas no mundo vivem com o vírus HIV. No Brasil, aproximadamente 718 mil pessoas estão infetadas com o vírus. O estado da Baía regista cerca de 100 novos casos de SIDA por mês.

Um dos objetivos principais da campanha é orientar o público jovem, mais vulnerável, e durante o Mundial 2014, o Ministério da Saúde do Brasil irá oferecer testes rápidos e aconselhamento em unidades móveis, nas 12 cidades que recebem jogos do mundial.

«Futebol é uma paixão nacional, e usá-lo como veículo de informação sobre prevenção para a juventude, um dos grupos mais vulneráveis à epidemia, faz com que esse projeto seja promessa de um grande sucesso», afirmou o diretor do Departamento de DST, Sida e Hepatites Virais do Ministério da Saúde, Fábio Mesquita, citado num comunicado da ONU.

A iniciativa resulta de uma parceria entre o UNAIDS, o Ministério da Saúde do Brasil, o governo da Baía e o município de Salvador.

A campanha também irá realizar jogos de futebol de rua, distribuir cerca de dois milhões de preservativos e apresentar intervenções artísticas.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.