Se nada se passar até junho de 2014, Portugal garante três treinadores na maior competição de seleções. Só a Alemanha ‘ombreia’, com o mesmo número de técnicos.

Paulo Bento é o comandante dos lusos, naquela que será a sua estreia em Mundiais enquanto treinador. Como jogador esteve apenas no Mundial de 2002, na Coreia/Japão, um ano em que Portugal não passou da fase de grupos e que não deixa grandes lembranças. No currículo já soma o Europeu de 2012, em que levou Portugal às meias-finais, num jogo de nervos até às grandes penalidades com a Espanha.

Não só se estreia Paulo Bento, como Fernando Santos. O treinador luso substituiu o alemão Otto Rehhagel a 1 de julho de 2010 à frente da seleção da Grécia, que em 2010 se ficou pela fase de grupos do Mundial. Está à frente dos helénicos desde aí e já tem no currículo, tal como Paulo Bento, o Euro2012. Perdeu nos ‘quartos’ com a Alemanha por 4-2.

Carlos Queiroz, o primeiro dos três treinadores a ver a sua seleção apurada para o Brasil, vai para o seu segundo Mundial e de forma consecutiva. Podia ser o terceiro se em 2001 não tivesse sido substituído no comando técnico da África do Sul pelo brasileiro Carlos Alberto Parreira. Queiroz apurou a equipa africana, mas não chegou à Coreia/Japão. Em 2010, era o selecionador nacional. Levou Portugal aos oitavos de final, onde perdeu por 1-0 com a Espanha.

Esta situação e os alegados insultos a Luís Horta, presidente da Autoridade Antidopagem de Portugal (AdoP), aquando de um controlo antidoping à equipa das quinas, levaram a uma saída conturbada do cargo no verão de 2010. Com tudo resolvido, Queiroz seguiu para o Médio Oriente para treinar o Irão, terceira seleção que apura para uma fase final.

A este nível, só mesmo a Alemanha ombreia com Portugal. Joachim Löw é o comandante do seu país, pelo segundo Mundial consecutivo. Em 2002, na Coreia/Japão, Löw era adjunto de Jürgen Klinsman, que em 2014 vai para o seu segundo Mundial, desta vez com os Estados Unidos, seleção que orienta desde 2011. Holger Osieck é o terceiro alemão do Mundial. Selecionador da Austrália, é o menos conhecido dos três. Desde 2010 que treina os ‘aussies’ e este será o seu primeiro Mundial como treinador principal.