A Bósnia-Herzegovina é a única seleção estreante no Mundial2014, que se vai realizar no Brasil, de 12 de junho a 13 de julho. A formação de Dzeko e companhia será também a mais jovem seleção a estar no Brasil.

Nação independente desde 1992 e reconhecida pela FIFA apenas em junho de 1996, a Bósnia só entrou em jogos de qualificação na campanha para o Mundial1998, tendo ficado em penúltimo no Grupo I com três vitórias e cinco derrotas em oito jogos.

Mas de lá para cá tem sido notória a evolução do seu futebol, que culminou com o apuramento inédito a uma fase final de uma grande competição internacional, 21 anos após a independência.

Depois de ter sido apenas terceiro no Grupo 9 de apuramento ao Euro 2000 (Três vitórias, dois empates e cinco derrotas) e quarto na campanha para o Mundial2002, a Bósnia viria a dar o salto qualitativo e ficar próximo do apuramento direto ao Euro2004. Um empate caseiro na derradeira jornada frente a Dinamarca roubou o sonho bósnio de estar num grande palco do futebol internacional.

Mas o destino bósnio haveria de se cruzar com o de Portugal em duas ocasiões, de muito má memória para a seleção dos Balcãs.

Depois de falhar o Mundial2006 (foi 3.º no Grupo 7, atrás de Espanha e Sérvia) e o Euro2008 (acabou em quarto no Grupo C de apuramento, atrás de Grécia, Turquia e Noruega), a Bósnia conseguiu finalmente chegar a última fase de apuramento, qualificando-se pela primeira vez para um play-off.

Na qualificação, a Bósnia ficou em segundo lugar no Grupo 5, atrás da Espanha mas nos play-off de acesso ao Mundial2010, o sonho teria de ficar para uma outra altura. Portugal de Carlos Queiroz e Ronaldo não deu hipóteses e venceu os dois encontros. Um golo de Bruno Alves na Luz e outro de Raúl Meireles em Bilino Polje deitaram por terra as hipóteses de uma qualificação para um Mundial.

Na fase de grupos de acesso ao Mundial2014, bósnios e gregos travaram uma batalha épica pelo primeiro lugar, ganho pelos bósnios no confronto direto. A Bósnia terminou o Grupo G com 25 pontos, oito vitórias, um empate e uma derrota, tal como a Grécia de Fernando Santos. Perdeu para a Eslováquia em casa por 1-0 e empatou 0-0 fora com a Grécia.

A qualificação, conseguida na última jornada com um golo de Ibisevic frente a Letónia, encheu de orgulho os quase quatro milhões de bósnios e levou milhares para as ruas de Sarajevo, numa festa há muito aguardada.

No sorteio para o Mundial2014, a Bósnia estará no pote 4, o das nove seleções europeias. Mas pode saltar para o pote 2, se o sorteio assim determinar.