A FIFA vai homenagear hoje Nelson Mandela, ex-presidente da África do Sul, que morreu na quinta-feira, aos 95 anos, antes do sorteio da fase final do Mundial de futebol de 2014, anunciou o presidente Joseph Blatter.

«Vê-lo-ão com a taça de campeão do mundo nas mãos. Foi o momento da sua maior felicidade, um sonho realizado, quando atribuímos a organização do Campeonato do Mundo à África do Sul», disse à AFP o presidente da FIFA, em referência ao Mundial de 2010, o primeiro realizado num país africano.

O vídeo de homenagem a Nelson Mandela, o primeiro Presidente negro da África do Sul, entre 1994 e 1999, será apresentado antes do início do sorteio, que se vai realiza num complexo turístico na costa do Sauípe, na Baía, a cerca de 70 quilómetros de Salvador, com início às 13h00 (16h00 em Lisboa).

A seleção portuguesa é uma das 32 qualificadas para fase final do Mundial2014, mas, tal como os outros oito representantes europeus que não são cabeças de série, terá de esperar por um sorteio prévio para saber em qual dos potes ficará incluída no sorteio final (se se manterá pote 4 ou transitará para o pote 2).

A morte de Nelson Mandela, aos 95 anos, foi anunciada na quinta-feira à noite pelo Presidente da República da África do Sul, Jacob Zuma, motivando de imediato reações de pesar a nível mundial.

«A nossa nação perdeu o maior dos seus filhos», disse Jacob Zuma, anunciando que a bandeira sul-africana vai estar a meia haste a partir de hoje e até ao funeral de Estado, marcado para 15 de dezembro.

O Comité Nobel norueguês considerou hoje Nelson Mandela, que esteve preso quase trinta anos pela sua luta contra o regime “apartheid” da África do Sul, «um dos maiores nomes da longa história dos prémios Nobel da Paz».