Os ex-internacionais Luís Figo e Oceano mostraram-se hoje confiantes numa boa prestação de Portugal no Campeonato do Mundo de futebol de 2014 no Brasil e destacaram a importância de ganhar o primeiro jogo à Alemanha.
«Estão as seleções mais fortes do Mundo neste mundial e é sempre difícil poder escolher adversários. Sabíamos que nos ia tocar um adversário favorito, neste caso a Alemanha. Acho que é bom começar com a Alemanha. Nos últimos anos temos tido bons resultados com equipas teoricamente mais fortes», afirmou Luís Figo.
O antigo internacional português falava aos jornalistas à margem de um evento dedicado a crianças desfavorecidas promovido pela Fundação Luís Figo, no circo Aquático Show, em Algés, minutos depois de se saber a composição do grupo de Portugal para o Mundial.
O sorteio realizado na Costa do Sauipe ditou que Portugal vá defrontar Alemanha, Gana e Estados Unidos no Grupo G do Mundial de futebol de 2014.
Figo considerou que o primeiro jogo com a Alemanha «vai ser o mais importante, porque é o começo da competição».
«Como todos sabemos, é importante começar bem para depois não andarmos atrás do prejuízo», sustentou.
O ex-internacional luso destacou a qualidade da seleção alemã, «apontada como uma das favoritas», mas não teme o adversário.
«Nos últimos confrontos com a Alemanha temos sido felizes, espero que tenhamos um resultado positivo para começar bem o mundial», afirmou.
Passar a primeira fase de grupos é para Figo o «objetivo principal», porque, a partir daí, «é a eliminar e tudo pode acontecer».
«Todos acreditamos que Portugal pode fazer um bom mundial», disse.
Também em declarações aos jornalistas, Oceano admitiu que o primeiro jogo com a Alemanha «vai ser muito complicado».
«É um dos potenciais vencedores do Campeonato do Mundo, mas a seleção joga melhor com adversários complicados e não podia haver adversário mais complicado do que a Alemanha, por isso estou confiante de que vamos ter um bom arranque no Campeonato do Mundo», sublinhou.
Oceano alertou ainda para a qualidade do Gana e dos Estados Unidos.
«Deixam-me muito desconfiado. O Gana é uma das seleções mais fortes de África e os Estados Unidos têm vindo a preparar-se para o futebol da forma mais conveniente. Vai ser complicado. Penso que o Gana vai ser o candidato que vai discutir com Portugal o apuramento», sustentou.
A seleção portuguesa de futebol estreia-se no Mundial2014 a 16 de junho, em Salvador, frente à Alemanha, na primeira jornada do agrupamento, defrontando depois os Estados Unidos, a 22 de junho, em Manaus, e, a 26 de junho, o Gana, em Brasília.
A fase final do Mundial de 2014 realiza-se no Brasil, de 12 de junho a 13 de julho.