O selecionador português de futebol não hesitou hoje em atribuir à Alemanha o favoritismo no grupo G do Mundial2014, mas espera conquistar aos germânicos pontos que ajudem a concretizar o objetivo da qualificação para oitavos de final.
«Parece-me um grupo equilibrado. Posso dizer que há uma equipa mais favorita, a Alemanha, pelo seu potencial e história, mas as outras duas, quer os Estados Unidos, quer o Gana, têm boa organização e alguns valores individuais com experiência em grandes equipas do futebol europeu», observou Paulo Bento em declarações à RTP1.
O treinador avisou que o facto de Portugal ter sido hoje sorteado no grupo de uma antiga tricampeã mundial (1954, 1974 e 1990) não retirará «ambição» à equipa lusa, apesar de notar que «se a Alemanha é considerada até um dos grandes favoritos à vitória final, logo também será do grupo».
«Temos a ambição que teríamos em qualquer grupo que calhássemos que é passar aos oitavos de final, fazendo o maior número de pontos, contando com o jogo com a Alemanha», assinalou, rejeitando que o facto de defrontar os germânicos na estreia possa constituir uma dificuldade adicional.
Paulo Bento lembrou que «foi assim também no último Europeu», em 2012, no qual Portugal teve a Alemanha como adversário no encontro inaugural e, apesar de ter perdido por 1-0, realizou um boa exibição, o que deixa o selecionador confiante na concretização do objetivo inicial.
«Lutaremos com as nossas armas e qualidade, tentando chegar aos oitavos de final. Se for em primeiro [lugar] tanto melhor, mas o grande objetivo é chegar lá», reafirmou.
Paulo Bento advertiu para os problemas levantados pela realização da segunda partida, com os Estados Unidos, em Manaus, bem no interior do país, em plena Amazónia e muito distante das outras duas cidades onde irá jogar: Salvador e Brasília, onde defrontará o Gana.
«Vamos ver o sítio que vamos escolher [para “quartel general”]. Temos tempo para o fazer. De qualquer maneira, há uma viagem de longa duração de qualquer sítio do Brasil, que é o caso de Manaus», observou.
Para o selecionador português, uma das principais preocupações passa por «recuperar os jogadores o melhor possível entre os jogos», lembrou que existem seis dias de intervalo entre os primeiro e segundo jogos, mas apenas quatro entre o segundo e o terceiro.
A fase final do Campeonato do Mundo de futebol de 2014 vai realizar-se no Brasil, entre 12 de junho a 13 de julho.