Apesar de difícil, Portugal conseguiu o apuramento para o Mundial2014 via play-off em dois jogos plenos de emoção frente à Suécia. Com duas noites inspiradas de Cristiano Ronaldo, que marcou os quatro golos lusos nos dois jogos contra a seleção nórdica, Portugal chega ao Brasil para o seu quarto Mundial consecutivo e o sexto da sua história.

Veja os números da caminhada da seleção portuguesa:

6: Presenças de Portugal em Campeonatos do Mundo. A estreia aconteceu na Inglaterra1966, com um brilhante terceiro lugar da equipa de Eusébio e companhia, que é, até hoje, o melhor registro português na maior competição futebolística do planeta. Seguiu-se a presença no México 1986 depois de uma longa ausência. O regresso aconteceu na Coreia do Sul/Japão de 2002 e, desde então, Portugal não falhou mais nenhum Mundial. Ao quarto lugar no Alemanha 2006 seguiu-se a eliminação frente à futura campeã Espanha nos oitavos de final da África do Sul 2010. Agora, é tempo de pensar no Brasil 2014.

2: Play-offs ultrapassados. Tal como na caminhada para a África do Sul 2010, Portugal voltou a precisar de disputar a repescagem europeia para chegar ao Brasil 2014. Se para o primeiro mundial de sempre disputado em solo africano a seleção das quinas eliminou a Bósnia e Herzegovina, agora foi a Suécia a sentir o poderio do conjunto português.

8: Golos de Cristiano Ronaldo no apuramento. A maior estrela portuguesa até nem teve a melhor das fases de qualificação, mas surgiu quando a equipa mais precisava dele e terminou a fase como melhor marcador da seleção, à frente de Hélder Postiga (seis golos) e Bruno Alves (quatro). E até deu para conseguir algo que nunca tinha conseguido na seleção: fez dois hat-tricks, frente à Irlanda do Norte e à Suécia.

47: Golos de Cristiano Ronaldo pela seleção. Com o hat-trick frente à Suécia, Cristiano Ronaldo conseguiu igualar Pedro Pauleta como melhor marcador de sempre de Portugal e parece óbvio que não vai demorar muito a cilindrar todos os recordes. CR7, aos 28 anos, tem 109 jogos disputados pela equipa portuguesa, sendo o terceiro mais internacional de todos os tempos, atrás de Luís Figo (127) e Fernando Couto (110).

1080: Minutos disputados. Ao longo da fase de qualificação, apenas dois jogadores portugueses foram utilizados em todos os minutos de todos os jogos. O guarda-redes Rui Patrício e o médio João Moutinho foram apostas de Paulo Bento nos 10 jogos do Grupo F e nas duas partidas do play-off.

29: Jogadores utilizados ao longo da fase de qualificação pelo selecionador português. E se Rui Patrício e João Moutinho foram os que mais minutos jogaram, William Carvalho foi quem menos atuou, sendo utilizado apenas nos últimos 17 minutos da segunda partida com a Suécia. No entanto, há que destacar que o médio do Sporting tem apenas 21 anos e que saltou imediatamente da equipa Sub-20 para a principal, pelo grande início de temporada que tem realizado. É um valor seguro para o futuro da seleção portuguesa.

21: Cartões na qualificação é o cadastro da seleção portuguesa em 12 jogos realizados. Foram 20 amarelos e apenas um vermelho (direto), visto por Hélder Postiga na partida da Irlanda do Norte.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.