Portugal vai ter de percorrer mais de 4.000 quilómetros entre as três cidades onde vai disputar a fase de grupos do Mundial2014 de futebol, encontrando também diferenças elevadas de temperatura e humidade.
O primeiro encontro de Portugal será em Salvador, a 16 de junho, frente à Alemanha, seguindo-se uma viagem até à Amazónia, para defrontar, seis dias depois, os Estados Unidos, antes de fechar a fase de grupos em Brasília, frente ao Gana, a 26.
Em linha reta, Portugal teria de fazer 4.100 quilómetros, não contando com viagens para o local do estágio, que ainda não é conhecido, o que aumentará a distância percorrida pela equipa das "quinas”.
De Salvador a Manaus, a cidade sede mais interior do Mundial2014, há uma distância de 2.600 quilómetros, enquanto da capital do Amazonas até Brasília distam cerca de 1.500.
A questão da diferença de temperaturas também poderá ser determinante, com Brasília e Salvador a atingirem, em junho e julho, em média, 25 graus centígrados, enquanto em Manaus pode chegar perto dos 40, embora em média sejam de 32.
No Amazonas há também altos níveis de humidade, superiores a 80 por cento, sendo ligeiramente inferiores em Salvador, a rondar os 75 por cento, com Brasília a atingir os 65.
O Arena da Fonte Nova, em Salvador, a primeira capital do Brasil, é um dos estádios do Mundial2014 já terminados, tendo acolhido, inclusivamente, jogos da Taça das Confederações.
O recinto, que foi demolido e reconstruído, vai receber quatro jogos da fase de grupos, um dos oitavos de final e outro dos “quartos”, tendo uma capacidade para 52.048 espetadores.
No coração do Amazonas, Manaus é a 12.ª cidade mais numerosa do Brasil, tem temperaturas médias anuais de 28º e duas estações bem definidas: a das chuvas (dezembro a maio) e a estação das secas, entre junho e novembro, quando há pouca precipitação e a temperatura pode chegar aos 40º.
Para acolher jogos do Mundial2014, o antigo estádio do Vivaldão deu lugar ao moderno Arena Amazónia, com capacidade para 42.372 espetadores e que terá um sistema de reaproveitamento da água da chuva e da luz solar.
Por fim, Portugal visitará a capital do Brasil, Brasília, uma cidade com pouco mais de 50 anos e com a mão do arquiteto Oscar Niemeyer em grande parte dos seus edifícios.
O Distrito Federal tem um dos maiores recintos do Mundial, o Estádio Nacional de Brasília, que substituiu o antigo estádio Mané Garrincha e que tem capacidade para 68.009 espetadores.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.