Portugal conhece esta tarde de sexta-feira, a partir das 15h00, a sorte para o Mundial2014, no Brasil.

Integrada no pote 4 juntamente com algumas das maiores potências europeias, Portugal pode conhecer sortes distintas neste sorteio, conforme as bolas sejam ou não amigas de Portugal.

Para o sorteio desta tarde, Portugal parte com uma indicação: não defrontará as congéneres do Pote 4. São elas França, Inglaterra, Bósnia, Croácia, Rússia, Holanda, Itália e Grécia. Contudo, não será taxativamente assim, já que uma destas equipas será sorteada para passar ao Pote 2 e poderá então ser adversária das restantes equipas europeias.

Esta novidade trazida pela FIFA foi entendida como uma forma de “safar” a França, já que são os gauleses que, no Pote 4, têm a pior colocação no ranking e deveriam sair para o Pote 2.

Assim, caso Portugal seja a equipa sorteada para passar ao Pote 2, pode muito bem estar perante a possibilidade de enfrentar um grupo da morte, onde poderia ter como adversários, por exemplo, Brasil, Argentina, Colômbia, Uruguai, Estados Unidos, México, Holanda, Inglaterra ou Itália. Mas mesmo nesta possibilidade, o sorteio também poderá ser “amigo” e Portugal ficar num grupo acessível, com a companhia de Colômbia, Honduras e Bósnia, por exemplo.

Na possibilidade de permanecer no Pote europeu, Portugal poderá também ter um sorteio favorável ou ver a sorte fugir-lhe e calhar num grupo de morte, que poderá muito bem ser composto por Brasil ou Espanha (Pote 1), Costa do Marfim ou Nigéria (Pote 2) e México ou Estados Unidos (Pote 3). Na versão teoricamente mais fácil, Portugal poderá ter como adversários Suíça (Pote 1), Argélia (Pote 2) e Honduras (Pote 3).

Esta tarde, a partir das 15h00, se verá qual o grupo que a seleção orientada por Paulo Bento terá de enfrentar para brilhar no Brasil.

Pote 1: Brasil (país organizador), Espanha, Alemanha, Argentina, Colômbia, Bélgica, Uruguai e Suíça;

Pote 2: Argélia, Camarões, Chile, Costa do Marfim, Equador, Gana e Nigéria;

Pote 3: Austrália, Costa Rica, Honduras, Irão, Japão, Coreia do Sul, México e Estados Unidos;

Pote 4: Bósnia-Herzegovina, Croácia, Inglaterra, França, Grécia, Itália, Holanda, Portugal e Rússia;

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.