O responsável máximo pela segurança no Mundial de futebol considera pouco provável que se repitam incidentes violentos como os protagonizados no domingo por adeptos do Atlético Paranaense e Vasco da Gama, na última jornada do campeonato brasileiro.
«É pouco provável que isso se repita no Mundial», disse hoje o secretário extraordinário de Segurança para os Grandes Eventos do Ministério da Justiça do Brasil, André Augusto Passo Rodrigues.
Segundo Passo Rodrigues, que é comissário da Polícia Federal, as medidas de segurança a adotar em todos os estádios do Mundial evitarão qualquer tipo de incidente violento.
«Se tivessem sido aplicadas as medidas de segurança definidas para o Mundial, como controlos rigorosos nas entradas, revistas de mochilas e cerca de 200 câmaras no estádio, aquilo não se teria passado», disse. «Com o nosso modelo de segurança essas cenas lamentáveis não ocorreriam».
Os violentos confrontos de domingo no estádio Arena de Joinville chocaram o país organizador da "Copa" e foram mesmo condenados pela presidenta Dilma Rousseff, para quem «o país do futebol não pode conviver com essa violência».
O jogo, que o Paranaense ganhou por 5-1, levando à descida de divisão dos cariocas, foi interrompido por cerca de uma hora, para que os tumultos fossem ultrapassados e se assistissem os feridos, três dos quais com gravidade, que continuam hospitalizados.
Entretanto, a polícia confirmou hoje que três dos intervenientes foram detidos e serão acusados de «tentativa de homicídio» e «associação ilícita».