O presidente da Federação Iraniana de Futebol, Ali Kafashian, apresentou um pedido de desculpas a Lionel Messi pelos insultos de adeptos iranianos publicados na página do argentino na rede social Facebook.

Depois de se conhecer o resultado do sorteio para a fase final do Mundial2014, que colocou o Irão, orientado pelo português Carlos Queiroz, no mesmo grupo (F) que Argentina, Nigéria e Bósnia-Herzegovina, vários adeptos da seleção asiática «entupiram» a página de Messi com provocações e insultos.

«Em nome da federação e da familília do futebol iraniano, peço desculpa a Messi», afirmou Ali Kafashian, citado pelo jornal Tehran Times.

O mesmo responsável considerou «uma vergonha que alguns adeptos tenham deixado na página de Messi mensagens de teor tão insultuoso», acrescentando que vai informar-se da data do aniversário do argentino para lhe oferecer um presente.

Logo depois de conhecido o resultado do sorteio, a página de Messi no Facebook foi «bombardeada» com mais de 40.000 comentários insultuosos em persa.

Após esta onda de ataques, algumas centenas de adeptos iranianos juntaram-se para escrever uma missiva a Messi pedindo também desculpa pela «atuação de uns fanáticos».