Desde que Paulo Bento tomou conta dos destinos da Seleção Nacional, em outubro de 2010, muitas foram as mudanças impostas pelo antigo técnico do Sporting. Se é certo que nomes cotados como Ricardo Carvalho e José Bosingwa saíram entretanto de cena, muitos mais subiram ao palco sob a bênção do atual selecionador nacional. No currículo de Bento contam-se já 19 estreias, mas mais poderão estar a caminho e chegar mesmo ao lote de 23 eleitos para o próximo Campeonato do Mundo, no Brasil.

João Pereira, Paulo Machado, Rui Patrício, Rúben Micael, André Santos, Nélson Oliveira, Miguel Lopes, Custódio, Éder, Hélder Barbosa, Pizzi, Vieirinha, Luís Neto, Sereno, André Martins, Licá, André Almeida, Josué e William Carvalho tornaram-se internacionais sob a liderança do técnico de 44 anos. Neste lote muitos chegaram ainda antes do Euro2012; agora, haverá tempo para “novas estreias”, nomeadamente entre os oito jogadores do total de 48 elementos que o selecionador convocou ao longo de quase ano e meio na caminhada para o Mundial 2014.

No topo da lista para a “promoção” à seleção A está o jovem Bruma, do Galatasaray, que já foi chamado por Paulo Bento na reta final da fase de apuramento, mas sem chegar a somar qualquer internacionalização. Protagonista de uma das novelas de verão no mercado de transferências, o extremo de 19 anos está a ganhar projeção na equipa de Roberto Mancini e, depois de brilhar no Mundial sub-20, é uma questão de tempo até debutar como internacional. Algo que deverá acontecer já no próximo jogo particular da equipa das quinas.

Outros jovens com boas possibilidades de merecerem uma oportunidade de Paulo Bento são Cédric Soares e André Gomes. O jovem lateral direito tem sido uma revelação na equipa do Sporting, onde é quase indiscutível nas opções de Leonardo Jardim. Já o médio do Benfica está esta temporada mais discreto, ao raramente ser chamado por Jorge Jesus ao ‘onze’ encarnado. Ambos já integraram convocatórias da Seleção, mas continuam à espera do momento da (ansiada) estreia.

Com mais experiência e rodagem encontra-se já o médio Adrien Silva. O centrocampista é um dos pilares da liderança do Sporting na Liga, onde é, inclusive, um dos marcadores de grandes penalidades. Após alguns anos marcados pela intermitência e irregularidade exibicional em Alvalade, Adrien “explodiu” esta época e também já fez parte das convocatórias da Seleção. Aliás, muitos adeptos já o veem como a grande alternativa a Raul Meireles e João Moutinho na equipa habitual de Paulo Bento.

Mais complicado é o caso do guardião Anthony Lopes, do Lyon, uma vez que Rui Patrício é a aposta para a baliza e Eduardo e Beto continuam a figurar como alternativas imediatas nesse posto.

Finalmente, Paulo Bento poderá ainda beneficiar da evolução ao longo da época de algumas revelações que só agora começam a despontar, mas que podem ainda correr por uma vaga entre os 23 convocados. São disso exemplo os jovens Wilson Eduardo (Sporting), Ivan Cavaleiro (Benfica) ou Rony Lopes (Manchester City). O futuro está, assim, nas mãos de Paulo Bento, o “padrinho dos estreantes” da Seleção.