A Federação Portuguesa de Futebol escolheu Campinas, no Estado de São Paulo, para estagiar durante o Campeonato do Mundo 2014, que vai ter lugar no Brasil.

A Seleção Nacional trabalhará no Centro de Treinos da Associação Atlética Ponte Preta e no Estádio Moisés Lucarelli (treinos abertos) e ficará alojada no Hotel  The Palms.

A FPF explica que dadas as contingências do sorteio realizado no início de dezembro (Portugal é a quinta Seleção que mais distâncias percorrerá entre os jogos da fase de grupos), uma das características que pesaram na decisão foi a proximidade ao Aeroporto Internacional de Viracopos, que permite reduzir ao mínimo as deslocações por via terrestre.

Já o Hotel  Palms fica a cerca de 10 quilómetros do aeroporto, permitindo que o tempo total das viagens de/para os estádios onde se disputam os jogos da fase de grupos seja menor do que se a Seleção estivesse numa cidade mais próxima do local da partida mas tivesse de fazer uma longa (por vezes mais de uma hora) deslocação de autocarro.

Os tempos de viagem na fase de grupos serão aproximadamente de duas horas para Salvador, quatro horas para Manaus e pouco mais de uma hora para Brasília.