O suíço Vladimir Petkovic, treinador da Lazio, sucederá ao alemão Ottmar Hitzfeld à frente da seleção helvética, a seguir ao Mundial2014 de futebol, anunciou hoje a Federação Suíça de futebol (ASF).

«Petkovic assinou com a ASF um contrato que entrará em vigor a «1 de julho de 2014 e que, numa primeira fase, durará até ao fim de 2015», disse a Federação helvética em comunicado.

Na nota, a Federação especifica que no caso da Suíça se qualificar para o Euro2016 em França, o contrato será estendido até ao final desse campeonato, a 16 de julho de 2016.

O técnico, de 50 anos, com nacionalidade suíça, mas com naturalidade em Sarajevo, contará com o apoio do seu adjunto de longa data, Antonio Manicone, e do preparador físico Paolo Rongoni.

Como jogador alinhou essencialmente no campeonato suíço (Sion, Bellinzona e Locarno), embora tenha tido o início de carreira em Sarajevo.

Já como treinador esteve em várias equipas suíças, mas desde o verão de 2012 que dirige os romanos da Lazio, com os quais conquistou a Taça de Itália.

O alemão Ottmar Hitzfeld, de 64 anos, antigo treinador do Bayern Munique e Borussia Dortmund, já tinha anunciado em outubro que não prolongaria o seu contrato com a seleção suíça a seguir ao Mundial e por querer retirar-se.

A Suíça, cabeça de série, integra o grupo E do Mundial do Brasil, juntamente com França, Honduras e Equador.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.