Do alto do seu 1,68m de altura, Yildiray Basturk assumiu-se como um dos líderes da Turquia que fez história no Campeonato do Mundo de 2002, organizado conjuntamente por Coreia do Sul e Japão. Um talentoso médio a quem faltou a continuidade ao mais alto nível que evitasse o precoce adeus aos relvados em 2010, com apenas 32 anos.

Basturk é mais um filho da emigração turca para a Alemanha e um dos que preferiu manter-se fiel às suas raízes familiares. O filho de um mineiro que se apaixonou pelo futebol começou a dar os primeiros passos nos relvados do SG Wattenscheid 09. Ainda jovem, não demorou a cair no radar do Bochum, que o recrutou e promoveu a sua estreia na Bundesliga em 1997.

Ao serviço deste emblema chegou a disputar mais de 100 jogos e a Taça UEFA nos quatro anos da sua passagem. Porém, o seu maior sucesso foi alcançado a partir de 2001, ano em que chega ao Bayer Leverkusen. A sua visão de jogo, técnica apurada e garra catapultaram a equipa para outros patamares, como o segundo lugar na Liga alemã ou a final da Champions perdida para o galáctico Real Madrid de Ronaldo, Zidane, Figo e Raul.

Os três anos em que representou os ‘farmacêuticos’ significaram o melhor momento da sua carreira a nível de clubes, entrando posteriormente num ciclo descendente, que contou com passagens por Hertha Berlim, Estugarda e, por fim, os ingleses do Blackburn Rovers.

Contudo, a “cereja em cima do bolo” foi sem dúvida o seu trajeto com a camisola da Turquia. Basturk estreou-se em 1998, com apenas 19 anos, e por lá andou na década seguinte, até sair em litígio com o selecionador Fatih Terim por este o ter deixado de fora do Euro2008.

Pelo caminho ajudou a seleção turca a brilhar em solo asiático. No Mundial de 2002, onde o Brasil de Scolari conquistou o seu ‘pentacampeonato’, a Turquia de Basturk, Hasan Sas e Sukur foi a grande revelação, perdendo apenas para os canarinhos no seu jogo de estreia e na inesperada meia-final da prova.

O número 10 da Turquia foi sempre titular no conjunto liderado por Senol Gunes, saindo quase sempre no final da segunda parte, quando a sua missão já estava cumprida. E tal como então saía mais cedo, também a sua carreira chegou cedo ao fim. Basturk comemora neste dia 24 de dezembro 35 anos, uma idade com a qual ainda poderia estar a espalhar classe em campo.