O treinador português Carlos Queiroz, atual selecionador de futebol do Irão, vê em Cristiano Ronaldo o mais completo jogador com quem trabalhou e está convicto de que fará um bom Mundial2014.

«Ronaldo é o o jogador mais completo que alguma vez treinei na minha vida. Em termos físicos, de habilidade, técnicos e táticos», disse Queiroz ao site Goal.com.

«Uma vez, no [Manchester] United, disse que ele um dia seria o Michael Jordan do futebol», acrescentou o ex-selecionador português, numa alusão àquele que muitos consideram o melhor jogador de basquetebol de sempre.

Queiroz, que trabalhou com Cristiano Ronaldo durante a sua passagem pela seleção, entre 2008 e 2010, e enquanto foi adjunto de Alex Ferguson no Manchester United, entre 2004 e 2007, considera que o avançado do Real Madrid é hoje um futebolista com mais capacidade.

«Nos últimos dois anos vi-o crescer bastante. Tem um bocadinho do brasileiro Ronaldo, de Figo... velocidade, cabeceamento. Ele é fantástico a rematar com ambos os pés, nos livres diretos, no drible, a passar», descreveu o treinador, de 60 anos.

O treinador espera que Ronaldo, autor de 69 golos em 2013, incluindo 29 em 23 jogos pelo Real Madrid esta época, cause grande impacto no Brasil, mais do que no Mundial de 2010, na África do Sul, onde a seleção de Portugal, então orientada por Queiroz, foi eliminada nos oitavos-de-final, pela Espanha.

«Penso que ele é mais maduro agora, mas experiente. Quatro anos na carreira de um jogador são muito e podem fazer uma diferença enorme. Penso que esta é a sua terceira presença em Campeonatos do Mundo, portanto vai gerir o seu desempenho com mais facilidade», vaticinou.

No Mundial, que decorre entre 12 de junho e 13 de julho, Portugal está incluído no Grupo G, juntamente, com a Alemanha, seu primeiro adversário, o Gana e os Estados Unidos.