O Governo brasileiro informou esta sexta-feira que vai treinar cerca de dez mil agentes em técnicas anti distúrbio, para fazer frente a eventuais protestos durante o Mundial de Futebol de 2014.
Os dez mil polícias serão treinados pela Força Nacional de Segurança, um batalhão de elite vinculado ao Ministério da Justiça e especializado em combate à violência urbana.
O coronel Alexandre Augusto Aragon, diretor do corpo de segurança, disse ao portal da agência da Globo que o objetivo era contar com um número suficiente de agentes especializados nas doze cidades que vão servir de sede ao Campeonato do Mundo.
Segundo o coronel, estas medidas foram postas em prática na sequência dos protestos de junho de 2013, durante a Taça das Confederações, no Brasil, quando ocorreram várias manifestações exigindo melhores serviços públicos e contra o elevado gasto público na construção dos estádios e na organização dos eventos.
Alguns movimentos sociais, congregados num grupo conhecido como "Copa pra quem?", já anunciaram que preparam manifestações semelhantes para o Campeonato do Mundo, embora se desconheça a dimensão que essas manifestações poderão ter.
O Mundial de 2014 no Brasil decorrerá de 12 de junho a 13 de julho, sendo que Portugal vai defrontar a Alemanha, os Estados Unidos e o Gana no grupo G da competição.