A Alemanha corre o risco de ser afastada do Mundial2014, que se realiza no próximo verão no Brasil. Tudo por causa de um clube do quarto escalão do futebol alemão, que ameaça recorrer aos tribunais civis para defender os seus direitos, algo que vai contra os regulamentos da FIFA.

Caso tal aconteça, a FIFA poderá afastar a Alemanha das competições internacionais, uma vez que  não é permitido aos clubes recorrer aos tribunais comuns para resolver os diferendos desportivos. Apenas em casos de disputas laborais ou crimes públicos é que tal é permitido.

A história conta-se em poucas linhas. Os amadores do SV Wilhelmshaven contrataram Sergio Sagarzazu em 2007, jogador argentino que estava livre e que já tinha passado pelo River Plate. Jogou uma época e meia, regressou a Argentina para atuar em clubes dos escalões secundários.

Mas no final de 2008, a FIFA intimou o SV Wilhelmshaven a pagar 157,500 euros, devidos ao River Plate e ao Atlético Excursionistas pelos direitos de formação de Sagarzazu.

Um direito dos clubes que está consagrado nos regulamentos da FIFA, e que diz que estes têm direito a uma compensação financeira por cada transferência de um jogador até completar 23 anos.

Mas o SV Wilhelmshaven recusou-se a pagar a quantia estipulada pela FIFA (praticamente o valor de todo o seu orçamento anual), com o argumento de que a compensação pela formação «desrespeita a legislação alemã e europeia» sobre livre circulação de pessoas.

O clube alemão recorreu ao Tribunal Arbitral do Desporto, mas este confirmou a decisão da FIFA, num acórdão de 2009.

Já houve casos semelhantes mas que os queixosos acabaram por perder, como aconteceu com o Lyon e o Newcastle sobre a transferência de Olivier Bernard para  os ingleses, e onde o tribunal europeu considerou legítima a compensação por formação e que esta «deve ser determinada tendo em conta as despesas suportadas pelos clubes para formar tanto os futuros jogadores profissionais como os que nunca o serão».

O SV Wilhelmshaven aceitou a interpretação da lei mas recusou a pagar o que pediam os clubes argentinos. Tentou um acordo, oferecendo 40 mil euros, mas foi recusado.

E como não pagou, a FIFA ordenou a federação alemã que agisse contra o clube. Em duas épocas, 2011/12 e 2012/13, o SV Wilhelmshaven perdeu seis pontos na secretaria. Mas agora a FIFA determinou que o clube deverá descer de divisão no final desta temporada. A federação alemã tenta aplicar a decisão da FIFA mas o SV Wilhelmshaven não aceita e ameaça recorrer aos tribunais civis para fazer valer os seus direitos, pedindo assim a anulação da sentença de despromoção.

Se avançar para os tribunais civis, a FIFA poderá suspender a Alemanha das competições internacionais.