Os adolescentes com mais de 12 anos, incluído, poderão entrar sozinhos nos estádios sem necessidade de autorização de um adulto para assistir aos jogos do Mundial de futebol de 2014, no Brasil, divulgou hoje o Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

A norma faz parte de um conjunto de determinações emitidas em conjunto pelo órgão, a fim de harmonizar as regras para todos os 12 estádios onde irão decorrer as partidas do Campeonato do Mundo deste ano.

Para as crianças e adolescentes menores de 12 anos, será possível ingressar desde que acompanhado de um adulto, que assume a responsabilidade.

No caso dos alojamentos, será necessária uma autorização assinada pelos pais ou responsável legal, contento o nome da pessoa autorizada, que terá mais de 18 anos, a acompanhar o jovem na hospedagem.

Todo o jovem, com menos de 18 anos, sem a companhia dos pais, deve andar sempre com um documento original de identificação.

O CNJ recorda que esses documentos não poderão ser retidos por nenhum estabelecimento, seja por que motivo for.

As bebidas alcoólicas poderão ser vendidas apenas aos maiores de 18 anos e os comerciantes foram aconselhados a solicitar o documento de identidade para confirmar a idade declarada.