O secretário-geral da FIFA, Jérôme Valcke, mostrou-se hoje confiante na conclusão do Arena de São Paulo até à data limite de 15 de abril, de modo a poder acolher o jogo de abertura do Mundial do Brasil.

"Estamos convictos de que as coisas estão no rumo certo", declarou o responsável da FIFA numa conferência de imprensa realizada após uma visita ao estádio, que deverá acolher a cerimónia e o jogo de abertura do Mundial a 12 de junho.

O ministro do Desporto do Brasil, Aldo Rebelo, admitiu aos jornalistas que o Arena de São Paulo, onde um acidente vitimou dois operários da construção civil no final de novembro, estava "97 por cento pronto para ser entregue".

Jérôme Valcke reconheceu, por seu lado, que "há ainda muito trabalho por fazer na parte em que se deu o acidente", depois de recordar que o Arena Corinthians deveria ter sido concluído hoje.

Em 27 de novembro, dois trabalhadores perderam a vida nas obras do estádio após a queda de um guindaste, a qual provocou graves danos na cobertura da infraestrutura.

O acidente levou a FIFA a prorrogar o prazo inicial de 31 de dezembro de 2013 para a entrega de todos os 12 estádios que vão acolher o Mundial de futebol, prevendo-se que os testes do Arena de São Paulo ocorram apenas em meados de abril.

Na sua primeira deslocação ao Brasil este ano, o secretário-geral da FIFA considerou ser cedo para fazer uma avaliação geral dos preparativos para o evento de junho e julho.

"Nós estaremos cá todos os meses durante uma semana", adiantou, defendendo contudo que o Brasil vencerá o desafio da organização do seu primeiro Mundial de futebol depois de 1950.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.