O selecionador inglês de futebol, Roy Hodgson, escreveu ao prefeito (presidente da câmara) de Manaus com a intenção de minimizar os efeitos dos seus comentários negativos sobre a cidade brasileira, que será uma das sedes do Mundial2014.
Antes do sorteio, realizado em dezembro, Hodgson disse que a cidade do estado do Amazonas era "o local a evitar", mas a sorte ditou que a Inglaterra deveria disputar o seu primeiro jogo do Mundial precisamente em Manaus, com a Itália, a 14 de junho.
Hodgson estava preocupado com as altas temperaturas e com os elevados níveis de humidade daquela cidade do noroeste brasileiro, mas as suas palavras provocaram uma reação do prefeito, Arthur Virgílio Neto, que disse que a Inglaterra não era bem-vinda e que o treinador inglês era mal-educado.
Após o sorteio, Hodgson disse que estava ansioso por jogar em Manaus e repetiu-o numa carta enviada a Neto há duas semanas.
"Estamos muito contentes por visitar a vossa cidade como parte da nossa experiência no Campeonato do Mundo. Eu sei que a cidade de Manaus será um bom local para ficarmos antes do jogo com a Itália. Estou particularmente empenhado em entrar em contacto consigo após as notícias do ano passado", lê-se na carta hoje divulgada em Inglaterra.
Hodgson manifestou-se "ansioso por conhecer a cidade, aprender sobre a cultura e a história e conhecer as pessoas", antevendo que será "um dos momentos altos" da passagem da seleção inglesa pelo Brasil.
O técnico deverá visitar Manaus pela primeira vez em fevereiro, antes do "workshop" de treinadores que vai decorrer em Florianópolis, no sul do Brasil.