O centro de treinos do Ponte Preta, que vai receber a seleção portuguesa durante o Mundial2014 de futebol, vai sofrer alterações, no valor de cerca de 300 mil euros, segundo as autoridades de Campinas, no estado de São Paulo.

O relvado atual será retirado, substituído por um tipo certificado pela FIFA, estando ainda prevista a instalação de um novo sistema de rega.

A diretora de Desenvolvimento Económico e Turismo de Campinas, Alexandra Caprioli, afirmou que a mudança do relvado vai custar cerca de metade do orçamento de um milhão de reais (303 mil euros) previsto para a melhoria das instalações.

As medidas do terreno de treinos também serão aumentadas para 105 metros de comprimento e 68 metros de largura, estando previsto a ampliação dos balneários, do ginásio e do muro que rodeia o centro de treinos.

Caprioli adiantou ainda que será igualmente construída uma sala de imprensa no local.

O prefeito (presidente da câmara) de Campinas, Jonas Donizette, afirmou que a edilidade está a procura de parcerias com empresários locais para financiar esta remodelação, embora lembre que, caso seja necessário, existe um fundo de reserva provido por parte dos impostos pagos pelos hotéis, que pode ser utilizado.

“Temos todas as condições para ter os centros de treinos prontos para as seleções”, afirmou à Lusa o prefeito da cidade que vai acolher também a Nigéria, no campo do Guarani.

O Centro de Treinos do Ponte Preta será a principal palco da preparação da equipa portuguesa, ficando numa zona residencial e a cerca de dez quilómetros do hotel que albergará a equipa.

“Para os campineiros é uma honra [receber a seleção], eu gostei muito. A vizinhança é tranquila, acredito que as pessoas vão ter bastante educação e controlo emocional”, afirmou Maria Aparecida de Oliveira, de 72 anos, que mora perto do centro de treinos.

Maria Aparecida de Oliveira espera que Portugal ultrapasse a primeira fase, mas que "não ganhe do Brasil", e garantiu que vai tentar assistir a algum dos treinos abertos, assumindo-se fã de Cristiano Ronaldo que "mereceu" ganhar a Bola de Ouro.

Os dois treinos abertos previstos para Campinas vão ser realizados no estádio Moisés Lucarelli, também do Ponte Preta, que fica a nove quilómetros do centro de treinos e tem capacidade para 20 mil pessoas.

Inicialmente este seria o recinto escolhido por Portugal para realizar os treinos, mas nos prédios em redor era possível ver as sessões da equipa lusa.

Ainda foi equacionada a possibilidade de construir um muro para cercar o campo, opção que acabou por ser descartada.