O Brasil vai conceder vistos especiais e gratuitos aos adeptos estrangeiros que desejem assistir ao Campeonato do Mundo de futebol, entre 12 de junho e 13 de julho, anunciou esta quinta-feira o governo de Brasília.
"Decidimos conceder vistos temporários e especiais, criados especificamente para todos os adeptos que vierem ao Brasil. Serão emitidos de forma prioritária e gratuita pelas nossas embaixadas e consulados no estrangeiro", anunciou o chefe da diplomacia brasileira, Luiz Alberto Figueiredo, na comissão dos Negócios Estrangeiros do Senado.
Mais de 600 mil estrangeiros são esperados no Brasil durante o Mundial de futebol, que vai decorrer em 12 cidades, aos quais se deverá somar cerca de três milhões de adeptos brasileiros que circularão no país.
O Brasil, que aplica uma política de reciprocidade, exige vistos de entrada no seu território aos cidadãos oriundos de países que também os impõem aos brasileiros, como é o caso dos Estados Unidos.
De acordo com o Ministério dos Negócios Estrangeiros, esses cidadãos estrangeiros poderão pôr-se em contacto com as representações diplomáticas brasileiras nos respetivos países, munidos dos seus bilhetes de avião, que lhes emitirá, gratuitamente, e num curto espaço de tempo, um visto de curta duração.
Luiz Alberto Figueiredo recordou que o Brasil vive a denominada "década do desporto", ao receber a Taça das Confederações, em 2013, o Mundial de Futebol, em 2014, as Olimpíadas dos Povos Indígenas, em 2015, e os Jogos Olímpicos, em 2016.