Cerca de 100 mil elementos de forças da ordem serão mobilizados para a segurança do Mundial de futebol do Brasil, de 12 de junho a 13 de julho, foi hoje anunciado no Rio de Janeiro.
A estimativa foi apresentada, em declarações aos jornalistas, por Andrei Rodrigues, secretário Extraordinário de Segurança para Grandes Eventos, que coordena a preparação do Mundial em termos de segurança.
"Em junho, para a Taça das Confederações, 50 mil homens foram mobilizados em todo o Brasil. Estimamos em 100 mil o número de profissionais de segurança que serão mobilizados para o Campeonato do Mundo" (que terá 12 cidades-sede), disse Andrei Rodrigues, no Centro Integrado de Comando e Controle Regional do Rio de Janeiro.
Esse total inclui os efetivos da polícia civil (segurança pública), militar e de estrada e ainda da Força Nacional, uma força de elite que poderá intervir em caso de necessidade.
Andrei Rodrigues está a fazer uma ronda pelas 12 cidades envolvidas, ouvindo os pedidos específicos das autoridades locais em termos de segurança. Depois, esses pedidos serão enviados à presidenta Dilma Rousseff, para elaboração final do plano.
Na terceira etapa dessa viagem, que já passou São Paulo e Porto Alegre, Andrei Rodrigues relembrou que a segurança tem em conta 15 grandes temas, que vão desde a ameaça terrorista até à segurança dos estádios e das delegações, a vigilância de adeptos violentos e o controlo de manifestações.